"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bulha D'água, Julho 2012

No final de semana dos dias 13 e 14 de Julho estivemos novamente em Bulha's D'água.
Como sempre, fomos recebidos por pegadas de onça. Logo depois, topamos com uma bela Jaracaca bem no meio da trilha, e de bicho foi só isso mesmo. 
Acampamos na grande entrada da Ribeirãozinho 3, em meio a mais marcas de onça. Bastante cansados após um puxado dia de explorações e topografia na caverna Buenos 4 e um belo jantar regado a vinho, roncamos profundamente nos sacos de dormir (exceto o Allan e o Cesar que não levaram absolutamente nada de acampamento). No dia seguinte, como sempre, fomos agraciados pela espetacular vista dos raios de sol adentrando à boca da caverna. Um Domingo que foi ainda mais longo do que o Sábado, devido a uma escalada subterrânea em busca de uma promissora conexão. E chegamos quase lá. Faltou pouco mesmo... Pouco porque nossas energias físicas e psicológicas se esgotaram na escalada. E além disso já estava tarde. Então resolvemos deixar a escalada equipada para concluir em uma próxima viagem. Esperamos daqui há algumas semanas, através de uma próxima expedição, terminar essa encrenca e poder escrever novamente aqui no site boas notícias sobre uma grande conexão. Até lá!

Fotos Daniel Menin










 Fotos Marcos Silverio