"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mapeamento da Gruta da Tapagem (Caverna do Diabo)

Nos dias 19 e 20 de julho de 2014 estivemos na Gruta da Tapagem (Caverna do Diabo) para mais um campo da pesquisa sobre uso público de cavernas, desenvolvida na FAUUSP.

Foi realizado o mapeamento de detalhe da parte turística e galerias adjacentes, com a colaboração dos Grupos Bambui e Meandros. 

Participaram: Andrea Kern, Carlos Grohmann (Guano), Christian Moraes, Daniel Menin, Leda Zogbi, Luciana Fackoury, Magna Pontes, Marcos Silverio e Victória Dalla Hart.

Fotos: Carlos Grohmann, Magna Pontes e Marcos Silverio

Equipe de topografia

Mapas da Caverna Foto Magna Pontes

Névoa no conduto do rio foto Magna Pontes



Foto Carlos Grohmann

Foto Magna Pontes

Topografia com estação total

Mapeamento


Equipe

Frio

 Croquis









Nenhum comentário: