"E impelido pela minha ávida vontade, imaginando poder contemplar a grande abundância de formas várias e estranhas criadas pela artificiosa natureza, enredado pelos sombrios rochedos cheguei à entrada de uma grande caverna, diante da qual permaneci tão estupefato quanto ignorante dessas coisas. Com as costas curvadas em arco, a mão cansada e firme sobre o joelho, procurei, com a mão direita, fazer sombra aos olhos comprimidos, curvando-me cá e lá, para ver se conseguia discernir alguma coisa lá dentro, o que me era impedido pela grande escuridão ali reinante. Assim permanecendo, subitamente brotaram em mim duas coisas: medo e desejo; medo da ameaçadora e escura caverna, desejo de poder contemplar lá dentro algo que me fosse miraculoso"

Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Novo video da expedição Bambuí e La Venta na Serra do Aracá


Em Julho de 2015 uma expedição do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, em parceria com o grupo italiano La Venta de Explorazione Geographique, esteve no alto da Serra do Aracá, no norte do estado do Amazonas.

A Serra do Aracá é considerada um Tepui (grande massisso de Quartzito em forma de mesa), mais frequentes na Venezuela, como o mais popular Monte Roraima.

9 Espeleólogos, entre eles 5 brasileiros do Bambuí e 4 italianos do La Venta estiveram por uma semana acampados no alto da serra onde puderam explorar e topografar novas cavernas, além de mapear detalhadamente o Abismo Guy Collet, descoberto em 2006 por uma outra expedição.

Além dos mapa e das fotografias, a expedição produziu um material audiovisual que está aos poucos sendo trabalhado e publicado.

Abaixo é possível conferir mais uma video da série, desta vez com mais imagens da viagem nos rios, na selva no alto da serra e da caverna.

Maiores informações sobre a expedição podem ser enconrradas em outras postagens neste mesmo site ou no site do La Venta.

Nenhum comentário: